Eu, a Tatiana, o Filipe, o Vitório e as duas Sandras, lá nos juntamos para mais uma caminhada por terras da Arrábida e Cabo Espichel. Desta vez o Objectivo era colocar uma cache no Grande Rochedo (ou como me contou o Vitório “Rochedo do Caralho”).
O percurso foi investigado no Google earth enquanto andava à procura de locais interessantes para colocar caches quando me deparei com um possivel trilho que passava por cima da Praia da Cova da Mijona, que já conhecia. Não era certo que se conseguisse passar mas, a vida é mesmo assim… E assim, marcação de evento facebookiano e lá fomos nós.
Video da Caminhada:
Percurso:
Deixámos os carros em Pinheirinhos, localidade entre Azóia e Sesimbra, e seguimos um trilho em direcção à praia da Cova da Mijona. Após chegarmos a um caminho de terra, virámos à esquerda e uns metros adiante entramos no trilho à direita que segue sempre ao longo da falésia até ao rochedo. Alem das belas vistas que podemos apreciar, no caminho ainda encontrámos umas cavernas com uma “matéria negra” que ficou por identificar pela bióloga e geóloga de “serviço”.
Chegado ao Rochedo foi tempo de apreciar a paisagem, comer qualquer coisa, colocar a cache e voltar. No regresso decidimos ir pela praia e tentar passar directamente para a praia da Cova da Mijona. Eu e o Vitório ainda fomos mas revelou-se dificil e muito “molhado” o trajecto. Voltamos então para trás, fora de trilho, subindo a falésia com alguma dificuldade e depois de apanhar-mos o trilho foi seguir até Pinheirinhos.
Dificuldade:
Média. Não tem grande dificuldade o percurso com a excepção da descida final para o Rochedo que é algo dificil e perigosa. Fazendo a volta pela praia da Cova da Mijona também é possível mas é necessário nadar.
Distancia:
4km, ir e vir até Piinheirinhos.
Concelhos: Boa preparação física, calçado apropriado, muita água e alguma comida são essenciais.
Colocámos uma cache que podem ver informações aqui:
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=6e89e7e0-129f-409b-8852-fee63970822e