Menu Fechar

Caminhada à Praia do Arco do Temporal pela Serra da Azóia

  • Início: Zambujal
  • Fim: Zambujal
  • Distancia: 5kms
  • Dificuldade: Médio (com zonas de perigo!)
  • Material: Nenhum em especial

Desta vez a zona escolhida foi a Serra da Azóia e uma das suas praias desertas. Originalmente o objectivo era o percurso pela Ponta dos Agulhões, mas dada extrema dificuldade do mesmo, a opção foi este. E assim foi, Eu, a Stela, a Tatiana, o Filipe, a Sandra e a Patrizia, lá fomos nós pelas falésias da Serra da Azóia e suas cavernas até à maravilhosa praia do Arco do Temporal, onde ainda se proporcionou a um banho e… a uma dança!

Percurso: No Zambujal, local onde se pode deixar os carros, segue-se por uma pista em direcção à costa, e vira-se logo na primeira à direita que desce por um vale, Vale das Couves. Chegado à falésia segue-se sempre junto à mesma, o mais próximo possível. Por vezes anda-se fora de trilhos, por entre a vegetação densa mas de baixo perfil. Passa-se por uma zona mesmo junto à falésia, com muito lixo e um banco em madeira. Após este local passa-se num vale e sobe-se fora de trilho por entre dois blocos de rocha até se chegar a uma caverna. A paisagem aqui é do melhor e permite umas belas fotografias. Continua-se ao longo da falésia até se encontrar um trilho bem marcado que desce até à praia. A parte final da descida é impressionante! Chegado à parte de baixo da falésia, é seguir pela direita e após a subida de uma ribanceira chega-se à praia. daqui já se vê o dito Arco que dá o nome á praia.

Dificuldade: Média. Não tem grande dificuldade o percurso. No entanto algumas passagens junto à falésia e principalmente a descida da falésia para a praia mete alguma impressão para quem tenha vertigens e medo de alturas. Não é difícil mas ter cuidado.

Distancia: 5km, ir e vir até ao Zambujal.

Concelhos: Boa preparação física, calçado apropriado, muita água e alguma comida são essenciais. Fato de banho para tomar na praia se for caso disso.

Deixar uma resposta