A 1a parte da viagem pela Andaluzia foi realizada em finais de Dezembro. Com a Ana grávida de 4 meses, optamos por umas mini-férias de turismo para conhecer alguns dos recantos do sul de Espanha. Começamos logo em Aracena com a gruta das Maravilhas. Em tantos anos de passagem nesta localidade a caminho de Marrocos e nunca nos tínhamos apercebido desta bonita construção da natureza.
Seguiu-se Córdoba onde a atracção principal era a sua Catedral/Mesquita. Quando entramos ficamos maravilhados com a arquitectura tradicional típico das mesquitas, aquele imenso espaço com as colunas e arcos avermelhados. O que não esperava, isto porque nada tínhamos lido, era encontrar o interior de uma catedral bem no meio. Após ler a história desta catedral percebemos o porquê de tão curiosa mistura e diga se, ainda bem. Ficou um catedral mais bonita e uma mesquita também mais bonita…
De seguida fomos conhecer o parque nacional de Cazorla e Segura, o maior de Espanha. Desde uma viagem em todo terreno que fiz com os meus pais ainda adolescente nos anos 90 que fiquei com o bichinho de lá voltar. Sabia que era uma zona de grande beleza natural e portanto o objectivo era atravessar o parque em pista, cerca de 150 kms, o que conseguimos realizar em 2 dias ficando num hotel a meio caminho. Temperaturas perto dos 0° mas sem neve infelizmente, apesar do nevoeiro intenso as paisagens são espectaculares realmente e as pistas bem marcadas e regulamentadas. Perfeito para uma grávida!
O destino seguinte eram dois daqueles que há muito queria conhecer. Ronda e o Torcal de Antequera. Infelizmente não podemos visitar o Torcal devido ao vento e nevoeiro e ficamos pelos Dólmenes de Antequera, e pelo Chorro onde acampamos no Camping de Ardales. No dia seguinte finalizamos a viagem em Ronda com aquela extraordinária vista da ponte. Sem dúvida uma imagem marcante.
- Inicio: Segura de la Sierra
- Fim: Cazorla
- Ano de realização: 2017
- Distancia: 154 kms
- % off-road: 83% (2018)