5 anos depois finalmente regressei à minha zona favorita do Parque Natural da Arrábida e Cabo Espichel. Já se passaram 8 anos desde a primeira vez que fui à distante Praia do Penedos (ver artigo) e desde então, sempre que volto, tento sempre fazer algo diferente. Este ano não foi diferente e decidi fazer o mesmo percurso que na última edição em 2014 mas sem auxílio da canoa e dormindo na Ponta Barbas de Cavalo. Claro que as crianças ficaram em casa, actividade só para adultos! Foram 5 anos de pausa mas eis que regressámos ás origens.
E assim foi, para terminar o verão da melhor maneira, em Sesimbra, eu, a Ana, a Tatiana, o Tiago e a Joana, já de noite, entrámos pelo trilho fora e fomos dormir ao Cabo de Ares. Aquela última escadaria tem que se lhe diga e à noite então… No outro dia era o grande dilema. Eu marquei a caminhada para este fds por saber que a maré iria estar muito baixa nesta manhã, aliás uma das mais baixas do ano e portanto se desse para passar tinha de ser neste dia. Eu e o Tiago fomos experimentar e ficámos com água por cima da cintura. Excelente! Mochilas ao alto e equilibrismo sem as deixar cair. Foi difícil mas conseguimos, é que para além das ondas tínhamos os pés descalços pelas pedras… faltou-nos os sapatos aquáticos…
Passado este desafio o resto já era conhecido. Desde a cansativa subida pela Ponta de São Pedro, dificultada pelo peso das mochilas e por uma tentativa sem sucesso de seguir mais junto ao mar, lá tivemos de usar as cordas do Tiago; à travessia da enorme baía da Praia dos Penedos onde tivemos mais uma travessia com água. É que entretanto a maré subiu e fim de tarde mar mais revolto. Um a um lá passamos até à Ponta Barbas de Cavalo onde dormimos a 2ª noite, um dos objectivos que nunca tinha conseguido realizar. Chegámos mesmo ao cair da noite, aliás a última secção, um enorme bloco de pedra inclinado deu os últimos calafrios.
No dia seguinte foi fazer o caminho de regresso por onde viemos só que em vez de voltarmos para a ponta de São Pedro foi sempre a subir até ao cimo da pedreira. O Tiago e eu ainda fomos ver uma antiga possibilidade, de subir a falésia mesmo por cima da Praia do Penedos que cheguei a fazer em tempos (ver artigo). Mas talvez seja da idade ou da responsabilidade, não achámos muito seguro. O que o ter filhos nos faz…
- Tipo: Autonomia
- Início: Sesimbra
- Fim: Pedreiras
- Distância: 13kms
- Duração:3 dias
- Dificuldade: Difícil
- Material específico: Nenhum