Aproveitando o 2º fds prolongado de Dezembro lá fomos nós continuar a volta a Portugal. 5 jipes, arrancámos da praia de Melides em direcção à albufeira de Morgavel. É sempre tentador descer a Costa de Vicentina junto à costa, mas além de já ser zona conhecida, é mais difícil conseguir um percurso sem apanhar alcatrão. Assim, seguimos sempre pelo interior em direcção a uma cascata pouco comum na zona de Vila Nova de Mil Fontes. Dada a altura do ano, ninguém se encontra naquele fabuloso local o que permitiu um acampamento especial.
No dia seguinte foi o momento de conhecer a cascata, seca diga-se, algo incomum nesta altura do ano. Seguindo caminho pelos montes e vales ao largo da costa, o bom tempo permitiu-nos apreciar as fantásticas paisagens sobre a zona costeira. Até aqui o percurso tinha sido fácil, sem dificuldades, mas tudo mudou no final de uma das muitas subidas. Além de inclinada, tinha um degrau de pedras mesmo na parte mais inclinada. Após verificação a pé, escolhemos a Hilux que com bloqueios em ambos os eixos e guincho teria mais hipóteses de conseguir transpor o obstáculo e de puxar os que não conseguissem. Seguiu-se a L200 e o Did. O Isuzu e o Range já só passaram a guincho.
Continuámos o percurso pelo Alentejo selvagem, com menos um veículo que teve de abandonar o passeio antecipadamente, até ao outro local especial do percurso, o Pego das Pias. Local extraordinário de verão mas igualmente belo de inverno. O 2º acampamento já de noite, após algumas dificuldades para encontrar um local ideal, escondido o suficiente, foi junto ao rio Mira. Estaminé montado, fogueira acesa, conversas e risotas pela noite dentro. No dia seguinte continuámos o percurso pelos montes de Odemira, já em direcção à Costa Atlântica Algarvia, até à fronteira entre o Alentejo e o Algarve onde demos por terminado o passeio.
2a etapa PLSP
- Inicio: Melides
- Fim: Perto de Aljezur
- Ano de realização: 2017
- Distancia: 162 kms
- % off-road: 92% (2017)
- Duração: 3 dias