Sony 18-105mm f4 OSS
Pelas especificações sem dúvida uma objectiva que chama a atenção pelas suas características… e pelo tamanho! Pelo menos em relação á diminuta A6000. Sendo uma 28-176mm em 35mm e com abertura f4 constante compromissos teem de ser feitos e como tal o maior deles são as distorções aos 18mm e aos 105mm. No entanto tanto oLightroom como a própria maquina a fotografar jpeg corrige automaticamente assim como no modo vídeo. Ambos os anéis de focagem e de zoom são eletrônicos o que significa que no caso do zoom não sabemos a “quantas andamos” a não ser que olhemos para o visor ou para o ecrã! Não muito prático sinceramente. Para vídeo esta lente contem um comando eletrônico chamado de Power Zoom, que também existe na 16-50mm, mas que nesta objectiva permite velocidades diferentes e fiquei realmente muito impressionado com a possibilidade de se conseguir um zoom muito lento e constante, algo impossível na 16-50mm. Em termos de definição de imagem ficam alguns comparativos de cortes a 100% entre varias aberturas e distancias focais.
A definição aparenta ser bastante boa mesmo na maior abertura e atinge o seu máximo ao centro da imagem em f5.6. Como não notei melhoras na imagem ao centro em f8 só fiz comparações ate f5.6. Nos extremos da imagem no entanto fechar a abertura permite obter melhor definição apesar de nunca ficar perfeita.
Samyang 8mm f2.8
No caso desta objectiva pouco há a dizer. Depois do pequeno ajuste como descrevi no nas primeiras impressões da A6000, a definição da imagem é praticamente perfeita a todos os níveis, seja nos extremos da imagem, seja no centro, mesmo na abertura máxima a 2.8! Possivelmente só a nível de aberrações cromáticas e cantos escuros é que é capaz de ter alguns problemas mas ainda não me debrucei sobre esses pontos.
Algumas imagens das duas objectivas.